Serviço de Inspeção Municipal dos Produtos de Origem Animal é implantado em Nova Olinda Prefeitura Municipal de Nova Olinda
conteúdo principal conteúdo principal conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Nova Olinda

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

Por: Túlio Alves / Ascom


O Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA) é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, e tem como principal objetivo, certificar a qualidade sanitária dos produtos de origem animal produzidos no município. O trabalho deve garantir maior segurança alimentar aos consumidores.


A certificação ocorre através de um selo, aplicado aos produtos elaborados com a devida qualidade higiênico-sanitária. O serviço vai avaliar produtos como carnes, ovos, leite e seus derivados.


Para isso, o município contará com profissionais habilitados que prestarão toda a assessoria necessária para que os produtores se adequem aos padrões exigidos, e dessa forma, estimule o desenvolvimento econômico desses trabalhadores que poderão se tornar comerciantes habilitados a vender seus produtos com certificação de garantia de qualidade.


O SIM/POA foi criado através da Lei Municipal n° 474 de março de 2024, e regulamentado através do Decreto Municipal n° 083 de abril de 2024.


O prefeito Jesus Evaristo destacou a importância do serviço para o município. “A implantação do Serviço de Inspeção Municipal representa um marco para Nova Olinda, pois além de assegurar a qualidade sanitária dos produtos de origem animal, fortalece a economia local, proporcionando aos produtores a oportunidade de expandir seus negócios com a certificação de qualidade,” disse.


Ações de orientação


Uma equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, irá atuar, inicialmente, fornecendo orientações aos produtores. Além disso, tem o intuito de criar programas de capacitação com o objetivo de regularizar os produtores e ajudar a aprimorar suas práticas. “Queremos que cada produtor se torne um aliado na construção de um sistema alimentar mais seguro e de qualidade em Nova Olinda. Nós acreditamos que, juntos, podemos promover o desenvolvimento econômico sustentável e o bem-estar de nossa comunidade,” destacou o secretário Emival Fernandes.

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo