Prefeito Jesus Evaristo faz balanço da gestão em 2022 e destaca conquistas importantes para Nova Olinda Prefeitura Municipal de Nova Olinda
conteúdo principal conteúdo principal conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Nova Olinda

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

Por: Túlio Alves / Ascom Uma nova história começou a ser escrita em Nova Olinda. Os dias atuais são de progresso, desenvolvimento e crescimento. Conquistas que são fruto do trabalho incansável da gestão municipal do prefeito Jesus Evaristo.


Na infraestrutura, por exemplo, os avanços estão chegando cada vez mais longe. O asfalto novo começou a chegar no Setor Bueno e na continuação da Avenida Goiás, que antes recebeu o sistema de drenagem. Esse serviço já avançou também para o Setor Ferro Velho, onde logo as ruas começarão a ser pavimentadas.


Já na região central os desníveis das ruas e o problema da buraqueira foram solucionados com o recapeamento das vias, todas com CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), um material de alta qualidade, para garantir maior durabilidade ao serviço.


Ainda na infraestrutura, os moradores da zona rural estão sendo beneficiados com a recuperação e encascalhamento das estradas vicinais. Várias pontes estão sendo restauradas e novas construídas, como a do Mariano.  


Saúde 


Outra área de extrema importância, tratada como uma das prioridades da gestão, é a saúde. O prefeito Jesus Evaristo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está investindo na reforma do Pronto Atendimento Municipal. Quando estiver concluída os moradores poderão contar com uma unidade completamente restaurada. Um trabalho que nunca havia sido feito.  


Além disso, a gestão reformou a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Agrovila Alto Bonito, construiu depósitos de resíduo hospitalar nas UBS's Oscar Pedro de Oliveira e Vereador Gilvan de Alencar, adquiriu duas novas ambulâncias, equipamentos de fisioterapia, nova máquina de Raio-X, aparelho de Raio-X odontológico, entre outras conquistas. 


As consultas com médicos especialistas também já são uma realidade. Agora quem precisa de cardiologista conta com um profissional no próprio município, sem a necessidade de se deslocar para cidades vizinhas. O município também conseguiu trazer uma médica pediatra para atender periodicamente na cidade, um feito inédito.  


A Secretaria Municipal da Saúde também está buscando ampliar a oferta de exames para a comunidade. Entre os que já estão sendo ofertados estão os de ultrassonografia e eletrocardiograma.  


Os trabalhos da pasta estão contemplando também a oferta de próteses dentárias para aqueles que precisam. Os moradores contam com profissionais capacitados para fazer o acompanhamento e confecção das próteses, e assim, garantir o sorriso de muitos novaolindenses.  


Educação 


A infraestrutura das escolas já está passando por adequações para melhorar o atendimento aos alunos tanto da zona urbana quanto da zona rural. 


Para demonstrar o seu compromisso com a educação, o município cumpriu o acordo de reajuste do piso salarial com pagamento do retroativo, e pagou dois anos de progressão atrasada dos servidores administrativos. 


A gestão também está investindo na regularização e melhorias do transporte escolar, na formação continuada, eventos de valorização dos servidores e está sempre acompanhando de perto a evolução individual e as dificuldades de aprendizagem de cada aluno, buscando soluções para melhorias do ensino e para evitar evasão escolar. 


Esporte 


O esporte de Nova Olinda também vive um novo tempo. A gestão voltou a realizar, sediar e apoiar diversas competições. Uma delas foi o Copão Tocantins, onde tivemos um representante, e pudemos sediar jogos com recorde de público.  


Para valorizar e incentivar a participação dos novaolindenses, os campeonatos municipais de futebol de campo e de areia, e de vôlei de areia, foram realizados com premiações inéditas para as equipes.  


Além disso, as crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de participar de campeonatos interclasses, e com apoio da prefeitura e Secretaria de Infância, Juventude, Cultura e Esportes, da 1ª Copa Bom de Bola de futebol de base. Competição que contou com a presença de olheiros de grandes clubes brasileiros. 


Outro objetivo da gestão é aproximar a comunidade e dar oportunidade para todos. Para isso o município realizou ainda o Campeonato de Futebol Society, Torneio Entre Bairros, Torneio do Ferro Velho e Campeonato de Futsal Entre Empresas. 


Agro 


O homem do campo também passou a ter uma atenção especial na administração do prefeito Jesus Evaristo. Teve a oportunidade de participar de cursos como o de fruticultura, e manejo de frutas para produção de polpa. 

  

Os pequenos produtores agora contam com assistência direta com tratores para gradagem do solo e calcariadeira, e com o apoio do Estado conseguimos uma máquina para construir cacimbas para criação de peixes. Só em 2022 foram cerca de 30, beneficiando famílias dos assentamentos Remansão, Água Branca e Ilha 2. 


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, também doou mais de 3 toneladas de adubo, e beneficiou centenas de famílias de pequenos produtores com a doação de sementes de arroz, milho e feijão para plantio. 


Outro projeto da pasta foi a implantação de hortas nas escolas municipais. O trabalho já está em andamento em unidades das zonas urbana e rural.  


Meio Ambiente 


A preocupação com as questões ambientais desencadeou projetos como o reaproveitamento de pneus para a confecção de lixeiras públicas. 


A Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente também está construindo um Viveiro Municipal, que tem o objetivo de deixar a cidade mais arborizada, e vem realizando diversas ações como a doação de mudas, contratação de equipe para atuar na brigada de incêndio e defesa civil, e ações de conscientização sobre os prejuízos das queimadas e desmatamento em áreas de preservação, fazendo com que o ICMS Ecológico do município crescesse significativamente.  


Assistência Social 


Na assistência social, a ampliação do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) vai dar melhores condições para os atendimentos, tanto para o público quanto para os servidores. Um novo auditório está sendo construído no local, além de um refeitório e ampliação da cozinha. 


A formação da Banda Sinfônica Municipal é outro feito. Com isso, as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) estão tendo a oportunidade de aprender a tocar instrumentos. 


As atividades do CRAS contemplaram ainda diversos eventos de socialização e valorização dos grupos. No Dia das Mães, dos Pais e das Crianças, as festas com direito a muitos presentes garantiram a alegria. 


A preocupação com as questões sociais gerou ainda outro projeto de grande importância para a comunidade, que foi a doação de kits natalidade para grávidas e novas mamães que estavam precisando de apoio para conseguir materiais básicos de higiene para bebês recém-nascidos.  


Já no fim de 2022, o município realizou o sonho de muitos casais de selar o compromisso do matrimônio com a promoção do casamento comunitário. 


Mais conquistas 


A administração municipal tem trabalhado duro para alcançar cada vez mais benefícios para a população novaolindense. Com os esforços do prefeito Jesus Evaristo conseguimos um equipamento para troca de lâmpadas da iluminação pública, veículos para suporte, caminhões caçamba, compactador de lixo e maquinários.  


A gestão municipal lançou ainda em 2022 o programa de regularização fundiária urbana, o Regulariza Nova Olinda, que vai beneficiar milhares de famílias com a entrega dos títulos definitivos de suas propriedades. O projeto é fruto de uma parceria com o Tribunal de Justiça do Estado. 


Desde o ano passado os beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) estão podendo contar com um posto de atendimento implantado no prédio da prefeitura, facilitando a vida dos usuários que antes precisavam se deslocar para outros municípios. Além disso contamos também com o Núcleo de Identificação, ofertando serviços como a emissão de RG, e um posto de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). 


Outro compromisso firmado e cumprido pelo prefeito Jesus Evaristo foi o de valorização dos servidores. Os salários, na maioria das vezes pagos antecipadamente, são prova disso. Além de assegurar todos os direitos dos trabalhadores.  


Agora em 2023 os serviços começaram a todo vapor com a continuidade da recuperação de estradas vicinais, e uma nova ordem de serviço assinada para construção de uma nova ponte na zona rural, seguindo nos trilhos do desenvolvimento. 

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo