Por: Túlio Alves / Ascom - Foto: TCE-TO
Empenhados em proporcionar uma melhor qualidade de vida às crianças novaolindenses , uma equipe composta pelo prefeito Jesus Evaristo, a primeira-dama e secretária Municipal do Trabalho, Integração Social e Habitação, Noely Cardoso, e os contadores Rafael Matias e Jardel Miranda, permaneceram no Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) para uma ação denominada 'Plantão do Orçamento da Primeira Infância'.
O evento idealizado e promovido pelo TCE-TO, em Palmas, reuniu os prefeitos dos 139 municípios do estado. O encontro teve como objetivo principal, discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) dos municípios, para alavancar os investimentos e possibilitar o desenvolvimento de políticas públicas discutidas na primeira infância.
O período compreendido como a primeira infância vai da gestação aos 6 anos de idade. Essa é uma fase essencial para o desenvolvimento pleno e saudável das crianças.
No evento, o prefeito Jesus Evaristo destacou a importância de investir em ações que promovam a educação e o desenvolvimento infantil. “Reconhecemos a necessidade desses investimentos e nos comprometemos em fortalecer cada vez mais o nosso trabalho em prol das crianças novaolindenses . Faremos da nossa cidade um ambiente cada vez mais propício ao crescimento saudável e ao pleno desenvolvimento infantil,” disse.
Ainda durante a ação, os gestores e demais participantes defendem a necessidade de buscar o engajamento de diferentes setores da sociedade. Noely Cardoso, defensora dos direitos da criança disse que “é fundamental que haja uma articulação entre diferentes órgãos e instituições. Nós enquanto representantes do município, buscaremos essas parcerias, e claro, parabenizados o TCE por esse pontapé inicial.”
Com a revisão e inclusão das demandas relacionadas à primeira infância no orçamento municipal para 2023, a prefeitura de Nova Olinda deve aumentar significativamente os investimentos na área, reforçando as ações já existentes e tornando possível a implementação de novas políticas públicas.
Agora as propostas toleradas durante o que também foi chamado de 'Pacto pela Primeira Infância' serão enviadas para votação na Câmara Municipal de Vereadores, já nas próximas semanas.
Foto: TCE-TO