conteúdo principal conteúdo principal conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Nova Olinda

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

Por: Túlio Alves / Ascom


A tradicional Cavalgada de Nova Olinda deve movimentar milhares de pessoas no próximo domingo (24/09). O evento está sendo organizado pela Prefeitura e chega a sua 29ª edição em 2023, sendo uma das festas mais esperadas pela comunidade local e de municípios vizinhos.


Além da organização da estrutura e atrações, o município também está atuando para orientar os participantes do evento sobre a programação e as regras para garantir o bem-estar dos animais. 


Entre as orientações que os participantes devem ficar atentos está o horário de concentração e saída da Cavalgada. Um acordo firmado com os chefes de comitivas estabelece que a preparação começará a partir das 7h e a saída acontecerá até às 9h, para evitar exposições prolongadas ao sol e consequente desgaste dos animais e espectadores.  


A saída será na Avenida Goiás, em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, onde funcionava a antiga delegacia. 


Regras 


A Lei Estadual n° 4.132 de 2023 trata sobre a regulamentação de eventos como Cavalgadas em todo o Tocantins. Segundo a lei, é expressamente proibido usar instrumentos perfurocortantes no manejo, que possam provocar ferimentos nos animais, e também utilizar animal enfermo, com lesão preexistente, cego, extenuado, sangrando ou claudicando. 


Durante o evento serão observados e considerados sinais de maus tratos atitudes como:


- Usar equipamentos que causem desconforto ou trauma evidente na região de sua utilização;


- Manter animal arreado e amarrado por tempo extenso;


- Aplicar esporadas ou chicotadas;


- Aplicar puxadas de rédeas excessivas;


- Cavalgar em animal em estado de subnutrição. 

  

Fiscalização de maus tratos  


A Prefeitura de Nova Olinda, por meio das Secretarias Municipais de Turismo e Meio Ambiente, e de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, estará atuando junto às equipes da Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental para coibir maus tratos aos animais. 


Caso sejam identificados sinais de sangramento, exaustão, assim como o uso de apetrechos que possam ferir os animais, o responsável será autuado. 

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo