No dia 03 de Junho de 2024, a Prefeitura Municipal de Nova Olinda TO, através das secretarias de Turismo e Meio Ambiente e Secretaria de Desenvolvimento Econômico Agricultura e Pecuária em parceria com o frigorifico Masterboi, realizaram um seminário educativo voltado a sustentabilidade rural.
Os temas abordados foram: Fertirrigação e Licenciamento Ambiental Rural.
Na fertirrigação foi repassado pelo engenheiro agrônomo o sr. Maicon F. Appelt, todas as característica, benefícios, custos e resultados em se adotar a tecnologia da fertirrigação. O mesmo é o técnico responsável pela implantação da fertirrigação nos frigoríficos da Masterboi. No final de seu seminário, foi realizado aula prática em campo para demonstrar tal tecnologia para todos os presente, que contavam com produtores rurais da região, servidores públicos, técnicos, secretários e prefeito.
No tema licenciamento ambiental, o engenheiro ambiental e de segurança do trabalho o sr. Yuri Rodrigues Barbosa, repassou a todos presentes, seus conceitos de licenciamento, outorgas, e toda parte de legislação que se aplica a tecnologia de fertirrigação, apresentou também, os custos estimados de um processo, validade e tipos de licenciamento. O mesmo destacou que:
“O licenciamento ambiental é importante porque garante que o desenvolvimento econômico seja compatível com a preservação do meio ambiente. Ele é um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, estabelecida pela Lei nº 6.938, de 1981. O mesmo é obrigatório para empresas e atividades que: Geram impactos ambientais, Utilizam recursos ambientais, Podem ser poluidoras. O licenciamento ambiental é feito por órgãos municipais, estaduais e nacionais. O processo envolve: Avaliação preliminar do empreendimento, Elaboração de estudos ambientais, Análise dos estudos ambientais, Audiências públicas, Emissão de pareceres técnicos.” finalizou.